sexta-feira, 22 de junho de 2012

Smash



Um musical sobre a produção de um musical para a Broadway tendo como base a vida de Marylin Monroe.
Tinha tudo para ser mais uma série de musical a lá Glee, mas não é.

Não mesmo.

Que me desculpem os fãs de Glee, mas eu não curto a série. Não gosto mais dessas histórias de Bullying nas escolas e cantores, até então desconhecidos, pegarem canções maravilhosas e detonarem com elas.
Acho que a única versão que eu realmente admirei de Glee foi a Turning Tables - Adele, feita pela Gwyneth Paltrow. Enfim, pensei que Smash ia seguir esse caminho, eu amo musicais, de verdade. Chicago, Moulin Rouge, O Mágico de Oz?! São filmes da minha vida! Mas não consegui me adaptar a uma série com 40 minutos por episódio em que 30 fossem de música.

Mais eis que surge Smash.

Primeiro: Produção de Steve Spielberg. Fiquei, hã? Spielberg, nosso amante de ETs, dinossauros, guerra e homens que adoram correr e contar histórias, produzindo uma série musical?

Segundo: Craig Zadan e Neil Meron – produtores de Chicago e Hairspray na produção.


Terceiro: Katharine Mcphee como uma das atrizes principais – para não falar A principal.

Bem não podia deixar de lado.

E me encantei.

A história de Smash circunda muito mais que a produção de um musical. Isso já valeria a série. É muito legal ver os produtores, no caso de Smash, Tom (Christian Borle) e Julia (Debra Messing – nossa eterna Grace!) montando o musical.

Nos primeiros episódios conhecemos essa dupla de compositores e escritores que fazem sucesso no mundo da produção da Broadway, e eis que surge, através do odioso Elis, a ideia de se montar um musical sobre a vida de Marylin Monroe, um que desse certo, porque a maioria foi um desastre.

Eles relutam um pouco, mas acabam escrevendo uma música que Ivy (Megan Hilty) grava e cai na internet virando uma febre no mundo dos musicais. E assim começa a história de Bombshell. Tudo seria mil maravilhas, certo? Errado.


Primeiro temos Eilleen Reid (nossa amada Anjelica Houston), que quer porque quer produzir o musical, mesmo não tendo dinheiro para isso. As cenas dela com o ex-marido são hilárias!
Depois a escolha do diretor cara de pau, Derek Wills (Jake Davenport), um inglês metido que tem que ter tudo do jeito que quer. Mesmo que Tom e Julia não concordem. Mas depois você vai gostando do Derek, pelo menos ele virou um dos meus favoritos.
Bom, diretor sem escrúpulo, produtora falida, uma ideia que era apenas isso, uma ideia, e o sonho de Ivy de sair do coro dos musicais para o papel principal.

Simples, rápido, fácil!

Hum. Ledo engano.

Eis que surge Karen Cartwright. Uma linda e meiga garota do interior que está em Nova York atrás do que sempre sonhou. Virar uma famosa atriz da Broadway. Ela faz o teste – nos dando o prazer de ouvir Beautiful da Christina Aguilera de uma forma arrebatadora – e deixa os envolvidos no projeto em uma super duvida: Ivy ou Karen?


                                           Karen (K. Mcphee)                              X                        Ivy (M. Hilty)


Fora isso tem os relacionamentos permeando não somente os personagens principais, mas também o elenco de apoio do musical. Temos Julia em um conflito interno; Tom em relacionamentos curtos; Derek mostrando ser um diretor talentoso e até mesmo humano; 

Eilleen que na caça ao dinheiro acaba encontrando muito mais; Karen que tem que aprender que as pessoas não são boazinhas coisa nenhuma e nesse ramo é cada um por si; Ivy lutando e fazendo o que for possível para ser a próxima Marylin e claro, as músicas!


Sei que pode parecer estranho, mas tem algumas músicas que ficaram melhores na versão de Smash!

Digo isso da Who you are, originalmente da Jessie J, interpretada por Megan Hilty em uma versão linda!

Shake out it – originalmente da Florence and the Machine, interpretada pela Mcphee

E a original, que teve participação do Ryan Tedder – Touch Me, interpretada pela Katharine Mcphee.

Fora as músicas, temos as participações especiais, como do Nick Jonas e Uma Thurman – que fez uma participação muito dez na série!

Para mim, a música em si ficou em segundo plano nessa série, mas não de forma ruim ou contraditória, já que é um musical. Os personagens conseguiram crescer e se firmarem com delicadeza e genialidade.

A série terminou sua primeira temporada com 15 episódios no dia 16 de maio e já está com a segunda temporada autorizada, ainda sem data de estreia.

Eu fiquei doida com o último episódio e não vejo a hora dela voltar.





Agora que estou órfã de House, apesar de serem totalmente dispares, Smash é uma ótima pedida de um entretenimento adulto, com conteúdo, charme e muito bom gosto. Obrigada! (risos)

Smash é produzida pela NBC e ainda não há data para a estreia da segunda temporada.

No Brasil, a série é transmitida pela Universal Channel, toda quarta às 23 horas e está no 14º episódio.

Para os que se interessaram, pode baixar pelo O Melhor da Telona a temporada completa legendada e em ótima qualidade.


Espero que com este post, Smash tenha ganhado mais fãs!


Beijos,


Taty