quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Deuses Americanos



DEUSES AMERICANOS

Autor: GAIMAN, NEIL
Tradutor: BAN, ANA
Editora: CONRAD DO BRASIL
"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo." Karl Max.
Esse livro é uma fantasia moderna,  e em minha opinião muito cativante, todo começo de capítulo do livro o autor coloca uma citação,  tomei a liberdade de  também colocar uma citação como vocês puderam observar, citação essa, condizente com o tema do livro.
Começamos com Shadow, um presidiário prestes a ganhar liberdade condicional e que só quer viver em paz com sua esposa, mas ao sair da cadeia depara-se  com o Sr. Wednesday, e partir daí começa uma viagem misteriosa, fantasiosa e  delirante ao mundo do deuses e dos seres misticos e míticos de todo o mundo.
Shadow é levado a entrar numa briga entre  deuses antigos, deuses trazidos pelos imigrantes europeus aos Estados Unidos e os deuses novos americanos, a mídia, a internet, as estradas de ferro a tecnologia. 
O autor tem uma visão muito interessante da grandiosidade dos deuses e dos homens, o que seria dos deuses se não tivessem pessoas suficientes para acreditar neles? E dessa forma coloca os homens como iguais, ou até superiores talvez, aos deuses, por que não precisamos de ninguém para existir, estamos aqui, ponto. É claro que essa é visão do autor livro, não necessariamente a minha, mas nos leva a pensar, me levou a pensar...pensar que se vc tira a fé, que geralmente é cega, uma séries de especulações e dúvidas surgem.
E para finalizar,  tem o crescimento do culto ao dinheiro, a tudo que é material e essa exposição retubante que a mídia oferece a algumas pessoas, ou seja, o culto ao EU em detrimento aos valores como ética, altruísmo, igualdade....e por aí vai galera. 
É o tipo de leitura que eu gosto, pra mim tem conteúdo, me leva a raciocinar, não é só uma historinha bonitinha  com final feliz, alias de feliz não tem  nada, é uma história pra que guando fechamos o livro depois de terminado, ainda ficamos dias pensando, não na história em sim, mas nas idéias que essa história nos incutiu.
Att,
Lidiane Fernandes








5 comentários:

  1. Ahhh FINALMENTE!

    Você está falando tanto e TÃO bem desse livro que estou louca pra ler, de verdade.

    Não faz o meu tipo, como você sabe, mas eu adoro quando o autor coloca a opinião dele sobre questões tão criticas como as que você situou.
    É legal ver a opinião alheia, e saber se somos os unicos loucos! rsrsrs

    Adorei a resenha!
    E espero muitas outras, pq eu sei que leituras não falta!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tks!

    Somos muitos loucos rsrsr graças a Deus.

    Mas leia sim Taty, quem sabe vc não gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ta lista!
      Acho que vou fazer uma segunda, só pra não me assustar com a quantidade da primeira!

      hahahah

      Excluir
  3. Bem louco realmente hahahaha
    Acho q nem faz meu estilo, mas me deixou curiosa!

    ResponderExcluir