segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Recurso - John Grisham


Autor(a): John Grisham
Titulo Original: The Appeal
Páginas: 384
Lançamento: 2008 - EUA e Brasil
Editora: Rocco
Classificação★★★


Lá estou eu, toda feliz e saltitante pela Bienal, procurando livros na bagunça do stand da livraria São Marcos, quando me deparo com esse livro do John Grisham por 15,00 reais.
Penso: Preciso dar uma segunda chance, certo? E já que estou aqui, vamos sem medo.
Comprada a segunda chance do autor norte-americano John Grisham, só faltava coragem para lê-lo. Por que sim, depois de O Corretor, fiquei um pouco assustada com a minha lerdeza para a leitura e o com o meu desespero para terminar logo.

Bom, li o da Mcnaught e decidi ir logo pra ele, ficar enrolando não é a minha, e como tem um MONTE, mas tipo, UM MONTE MESMO de livros que quero ler, quis passar por esse que não estava muito animada, porque leria rápido para passar para o próximo livro.
Então comecei a ler na terça-feira seguinte à Bienal, isso foi dia 21/08 e terminei de ler 01/09. Tipo, 10 dias para ler um livro de 384 páginas, Tatiane? Enlouqueceu?
Tivemos uma pausa de um dia para o Belo Desastre e depois a minha ressaca literária, onde ainda estava no mundo de Abby e Travis.
Mas sério, foi difícil ler O Recurso, bem difícil.

A história é a seguinte:
Em O Recurso, o leitor já começa a trama dentro de um tribunal de Hattiesburg, Missippi, à espera do retorno do júri após o término de um longo julgamento. 
Quando o júri volta com um surpreendente veredicto de 41 milhões de dólares contra Krane Chemical Corporation, uma grande empresa química, considerada culpada por jogar substâncias tóxicas na água de Bowmore, uma pequena cidade em Cary Country, é que Grisham começa a mostrar ao leitor o quanto os ricos podem ser ainda mais gananciosos.


Eu me apaixonei pela sinopse, me apaixonei pelo começo, pela campanha que há durante o livro, mas odiei todo o resto.
Vamos às explicações:

O livro tem uma proposta magnífica, a narração é impecável e em alguns momentos, você fica roendo a unha querendo saber o que vai acontecer.
Mas o grande problema é que ele demora demais!
Sentia a mesma coisa no Corretor.
Ele tem uma história ótima na mão, personagens bem construídos - devo até acrescentar e personagens demais, totalmente desnecessário - mas acaba enrolando com coisas idiotas, e no final, corre, corre e puft! O livro acaba sem aquele gostinho de conclusão delícia que temos com os livros que gostamos. E isso, pra mim, estraga e muito a história toda.

O Conhecimento do autor sobre esse mundo é muito bom, de verdade. Como ele mesmo disse em notas, já trabalhou no judiciário e sabe do que está falando e vemos o que ele diz não apenas no sistema judiciário, mas em todos  os sistemas políticos. Seja nos Estados Unidos ou no Brasil, sempre temos a corrupção por parte de grandes empresas e de políticos.

Não vou dizer que odiei, seria uma baita mentira, mas demorei para ler porque grande parte do livro me deu sono. Li rápido no começo e no final, mas o meio é um saco, de verdade.

Não sei se terei coragem de ler outro livro do Grisham. Apesar de sempre ficar muito curiosa com as sinopses dos livros dele - gostei muito da sinopse de O Negociador e do O Advogado - não se ainda terei saco para os meios enrolados que ele coloca no livro.

Mas tenho certeza de uma coisa, para você dizer que não gosta de um autor, ou da sua narrativa, é preciso ler alguns livros dele para poder criticar e dizer: "Não gosto e ponto".
E com o Grisham não posso dizer isso, ainda. Ler dois livros não me faz expert na narrativa do autor, apesar de ter odiado as mesmas coisas nos dois livros, e para que pudesse colocar uma opinião devida, teria que dar mais uma terceira, quarta e até quinta chance para ele.
Só que no momento, vou para os livros que estão me esperando e deixa o Grisham para os que já são fãs do autor. 
Ele ainda não me conquistou.

Fabíola! Lembrei de você em diversas partes do livro, já que eles trabalham com a questão ambiental, e eu sei que você gosta muito disso. Acho que você gostaria desse livro, mesmo com as enrolações.
Fica a dica!

Beijos,

Taty

8 comentários:

  1. Opa, questões ambientais eu curto msm!
    Mas eu já sou lerda pra ler, se o livro ainda enrola literalmente o meio de campo, fica complexo!
    Acho que comentei na sua outra resenha dele, nunca li nada dele apesar de achar interessante a temática dos livros, tribunais e casos complicados.
    Fiquei anos com O Júri aqui em casa e nunca deu vontade de ler, acabei devolvendo pra minha amiga hahahahaha
    Falando em livros sobre tribunais e tals, um que gostei muito foi A Ira do Anjos, do Sidney Sheldon. Foi um dos poucos dele que não havia lido e ganhei como presente de despedida do estágio de uma pessoa muito querida e que nem sabia q eu adorava o seu Sidney! Li e ele se tornou, juntamente com Conte-me Seus Sonhos, um dos meus livros preferidos dele!
    Bom, quem sabe se eu ver por aí, eu pego ;)

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Sidney Sheldon é mestre! Em todas as áreas!
      #afã rsrsr

      Eu lembrei de você pq, tribunal e meio-ambiente... rsrsrs Sua cara
      Realmente, esses livros que ficam enrolando no meio cansam, e muito!
      Mas acho que você iria fazer como eu, devorar no começo, dar uma parada no meio, e voar com o final.

      Fica pra um dia, qnd não tiver nada melhor - o que é bem difícil de acontecer!

      Bjos

      Excluir
  2. Eu falei que o final era uma m...rsrs!

    VC diz que está curiosa para ler O Advogado...sinto lhe informar que é a mesma coisa...parece que a leitura é morosa, vc lê e lê e não termina nunca, e olha que eu leio rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que está!
      A minha terceira aposta no Grisham vai demorar pra sair! rsrsrs
      Queria entender pq ele enrola, e coloca tantos personagens, que não precisa, nas histórias!
      Tudo pra dar certo e ele detona tudo!

      Excluir
  3. Eu sei que estou em débito aqui Tati, eu ia postar um dos Livros do Jonh Grisham, mas mudei de ideia, terminei Deuses Americanos...e preciso postar sobre ele! essa semana eu faço isso sem falta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem como obrigação MORAL postar sobre Deuses Americanos!
      Tá falando tanto desse livro que estou super curiosa pra conhecer mais!

      Vou ficar esperando e cobrando, hein?

      Bjos

      Excluir