quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks



Autor(a): Nicholas Sparks
Título Original: Safe Haven
Páginas: 414
Lançamento: 2010 - EUA/2012 - Brasil
Editora: Novo Conceito
Classificação: ★★★

Super demorei para voltar, não? 
Mas sabem, quando há um lançamento do Nicholas Sparks, eu termino rapidamente qualquer livro que esteja lendo e me jogo na narração perfeita, descompromissada e rápida do Sparks.

Algo que eu amo nos livros dele é como ele tem uma narração perfeita. De verdade. Não vou dizer que não cansa em alguns momentos, mas a forma como une as pontas, como ele alcança o objetivo e claro, a diversividade de palavras - depois de tanto revirar os olhos deusa interior e minha mão está coçando, precisa de algo bem escrito - é sempre muito prazerosa de se ler. E com o último lançamento nacional do nosso autor fofo, não foi diferente.


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

A história é muito bem elaborada, de verdade.
Chega um momento em que nos dividimos entre o presente e o passado de Katie, e depois temos alguns capítulos presentes envolvendo o passado dela que, devo confessar, foram meio cansativos, mas sei que necessários para que pudéssemos entender os personagens.

Gente, Alex é tudo de bom. 
Todos os homens dos livros do Sparks são maravilhosos, né? Convenhamos!
Ele tem um coração enorme, é muito fofo, carinhoso e um pai de dar orgulho.
Eu sou uma pessoa que se apaixona muito fácil! hahaha E fiquei apaixonada pelo Alex.

O que não me agradou nesse livro foi o final.
Ele podia ter diminuído muitas coisas e se alongado mais no final, acabei a leitura com uma sensação de que precisava de mais. Queria saber mais.

Quem for ler Um Porto Seguro pensando que é uma história de amor, pode tirar o cavalinho da chuva. Sim, ele tem romance, mas o amor de Katie e Alex não é o personagem principal.
Acho que a coragem, determinação, esperança e desejo de recomeçar são os ingredientes principais dessa história. O que não deixa de encantar.

Seguindo um estilo bem diferente do que estamos acostumados ao Sparks, sei que esse livro é de 2010, mas junto com Um Homem de Sorte, ele anda escrevendo livros com mais suspense, ação e com finais que você fica mudando de página com uma mão e roendo a unha da outra.
E isso é ótimo, se não fosse a questão de ferrar com o final! rsrsrs

Não foi um dos meus favoritos, apesar de ter me apaixonado pelo Alex. Precisa-se de muito mais para agradar a pessoa aqui.
É um livro ruim?
De forma alguma. 
Só não é um dos melhores, entendem?

É uma boa opção para um sábado chuvoso ou tedioso, afinal, Nicholas Sparks sempre é uma boa opção!

Enquanto isso, volto para o meu Harvath...

Beijos,

Taty



2 comentários:

  1. Quem morre no final? hahahahahaha
    Não dá, sério, não consigo ler Nicholas Sparks... Não, nunca tentei, mas não dá hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que ele anda "acertando" nas mortes!
      hahaha
      Eu gosto dos livros dele, mas pra mim, o melhor que eu li até hoje, foi a última música.
      Nunca chorei tanto com um livro!

      Bjos

      Excluir