sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Primeiro Mandamento - Brad Thor


Autor(a): Brad Thor
Título Original: The First Commandment
Páginas: 271
Lançamento: 2009 - Brasil/ 2007 - EUA
Editora: Sextante
Classificação: ★★★



Eu amo livros de espiões!
De verdade!
Apesar de não ter lidos muitos - é difícil achar - quando acho um que a sinopse me atrai, normalmente, não me decepciono. E não foi diferente com o livro de Brad Thor.

Sabe essas conspirações terroristas, envolvendo governos, agências de inteligências, espiões, altas autoridades, ataques, planos elaborados e claro, aquele cara, ou mulher, que ama demais o seu país para deixá-lo à mercê dos malvados.
Esses ingredientes me atraem, e foi uma grande mistura desses que fez de O Primeiro Mandamento, uma leitura agradável e digna de respeito, devo acrescentar.

A minha grande paixão é o Doutor Jonathan de Christopher Reich, sim a trilogia A farsa, A vingança e A traição me encantou completamente, e ainda aguardo o quarto livro com muita ansiedade. Indico de olhos fechados para todos, porque é difícil que alguém não se prenda.
E foi isso que aconteceu comigo com Scot Harvath. 
O cara é um "super-herói" de verdade!
Ex-Seal, trabalhou na Marinha americana, serviço secreto e estava, agora, trabalhando diretamente para o presidente do país.
E claro, inteligente ao extremo além de ser um mega espião!
Mas a história não é essa, a história é muito, mais muito mais interessante.

5 grandes terroristas foram soltos da prisão americana instalada em Cuba, no meio da noite, sem que ninguém soubesse da soltura ou o motivo para tal ato descabeçado!

Seis meses depois, Harvath encontra sua namorada baleada em frente à sua casa. E como se não bastasse isso, sua mãe também sofre um atentado.

Além de ter as pessoas que ama correndo perigo, Harvath é obrigado, pelo presidente, a manter-se afastado desse assunto. Pois ele já havia colocado os melhores agentes no caso.
Mas Scot Harvath não fica parado, esperando, nem mesmo quando o chefe de seu país o obriga. Assim, com a ajuda de seus super amigos, ele vai para um super resort onde há uma verdadeira instituição de espionagem, e lá eles começam a descobrir coisas muito interessantes. 

A primeira é que os atentados foram feitos com base nas 10 pragas do Egito, só que inversamente. Indo do 10 para trás. O que faz Scot pensar, quem será o próximo alvo?

A segunda é que isso é pessoal, um tipo de vingança, e tem haver com a soltura desses terroristas, agora, ele não se recorda de ter feito nenhum missão contra algum deles, então, qual o motivo da vingança? E porque o presidente não queria que ele soubesse da soltura desses terroristas? Por que o presidente queria-o longe de tudo aquilo?

E assim começa a caçada de Scot Harvath pela verdade, e claro, pelo assassino que está disposto a matar todos aqueles pelo qual Scot Harvath nutri algum sentimento.

Como disse, o cara é fantástico, bem como os personagens secundários! Não posso esquecê-los.
Os amigos de Scot, o "corretor" anão Troll que o ajuda, a equipe a qual ele trabalhou, os amigos que lhe ajudam, todos, são de uma construção bem criativa.

O livro é curto, para uma história envolvente. O que significa, que do primeiro parágrafo em diante, é pura ação, suspense e nervosismo!

Temos até mesmo Angra dos Reis como cenário para cenas bem boladas e muito bem narradas.
Enfim, me apaixonei, vocês perceberam, né?

Mas é que não teve aquela enrolação, entendem? Fora que, apesar das coisas que o Harvath faz serem bem cruéis - helloooo, espião que trabalha diretamente para o presidente?! - há uma humanidade nele, e o personagem foi muito bem construído, de verdade.
E me impressionei com a forma como os personagens secundários foram tendo seu espaço e mostrando a que vieram!
Nesse mundo pós-11 de setembro, as histórias estão mais obscuras e há uma critica escancarada no livro, tentei achar a parte que me fez gritar de alegria, mas não achei e estou sem tempo pra procurá-la agora, mas acho o máximo quando um americano vê de forma claro os problemas de seu país.
E a decadência que ele está tendo. Por que sim, da mesma forma que Roma ruiu, os Estados Unidos está seguindo o mesmo caminho.
Agora é uma opinião muito pessoal se isso é um caso feliz ou infeliz!

Tem um segundo livro, também com o Scot Harvath - me emociono e deliro! - e claro, graças à Bienal, que foi onde comprei esse, e o seu preço supimba, já tenho o segundo, e após ler os lançamentos quentinhos que chegaram essa semana, foi ler o segundo e volto pra resenhar.

Brad Thor se tornou meu segundo autor preferido de espiões. Quem souber de mais, me dê dicas! Gosto de livros assim entre os meus romances!

Beijos,

Taty

6 comentários:

  1. Ain, tb curto essas coisas de espiões e sua resenha me conquistou em "Ex-Seal" hahahahaha
    Sabe q adoro né? XD

    Taí, se tivesse visto isso antes, tinha olhado na feirinha de livros q fui ontem. Vou passar lá de novo semana q vem, vai q encontro de bobeira baratinho hahahaha

    Gzuis, não posso comprar mais livros! Ontem cheguei com 6 e meu pai "de onde vieram esses livros?!?!" hahahahahahahahaha

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu logo lembrei de vc quando no livro fala q ele foi SEAL! hahaha
      Impossível não lembrar! #suspiros!

      Eu acho q vc ia curtir esse livro, de verdade! Gostei bastante dele, como deu pra perceber! rsrsrs

      Olha, eu chego com os livros escondidos! kkk
      Essa semana comprei mais dois, e eu tenho, sem mentira, 40 livros em casa pra ler!
      Minha mãe só olha e fala: "quero saber onde vc vai enfiar td isso! vai ter q dormir lá com o toy - cachorro!" hahahah

      Esses pais são os melhores!


      Bjos

      Excluir
  2. Gostei hein...parece ser bem envolvente, vou por na filinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque Lidi!
      O livro é muito bom!
      Ansiosa para ler o segundo! srsrs

      Excluir
  3. Li e gostei, sua resenha ficou muito bem detalhada, parabéns!
    “não negociarás com terroristas”
    Livro Sensacional!

    ResponderExcluir
  4. Li e gostei, sua resenha ficou muito bem detalhada, parabéns!
    “não negociarás com terroristas”
    Livro Sensacional!

    ResponderExcluir